20 dezembro 2010

Consoada



A refeição da Consoada consiste, sobretudo, no bacalhau cozido  (para quem tem miúdos sabe como é difícil que comam o bacalhau, o grão, as couves... lololololol, fica a minha sugestão: quando éramos mais novos a minha mãe fazia um género de bacalhau com natas mas com os ingredientes do bacalhau com grão, ou melhor ainda hoje o faz, lololololol, É óptimo), termina com os doces, que são diferentes de região para região do país. Algumas destas sobremesas são a aletria, as rabanadas, as filhoses, o arroz doce , os sonhos, coscorões, as broas castelar ou as azevias, para além do tradicional Bolo-Rei.

AVC

Enquanto tive a minha Avó no hospital em coma vitima de um AVC fiz esta pesquisa, que deixo aqui de forma resumida.
Infelizmente aconteceu tudo muito rápido, uma pessoa que aparentemente era saudável (dentro da medida do possível para uma pessoa com 81 anos), lúcida, autónoma ... sentiu-se mal, entrou em coma e em menos de um mês deixou-nos.
O “Post” é extenso mas útil.
-------------------------------------------------------------------------------------
AVC

O acidente vascular cerebral ou acidente vascular encefálico vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e défice visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais. Trata-se de uma emergência médica que pode evoluir com sequelas ou morte, sendo a rápida chegada no hospital importante para a decisão terapêutica.

O acidente vascular isquêmico consiste na entupimento de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afectada, produzindo uma sintomatologia ou deficits característicos. Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos.

No acidente vascular hemorrágico existe hemorragia local, com outros factores complicadores tais como aumento da pressão intra-craniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos.

São factores de risco para AVC a idade avançada, hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo, diabetes, colesterol elevado, e fibrilação arterial, doença cardíaca,  hiperlipemia. Outros factores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulação do sangue) do indivíduo.

Reconheça os sintomas e os sinais de AVC mais comuns para agir atempadamente:

Perda ou perturbação da sensibilidade num braço, perna ou lado do corpo;
Cegueira súbita em de um dos olhos; perda parcial da visão ou da audição;
Linguagem ininteligível, dificuldades de expressão ou em lembra-se da palavra certa;
Dor de cabeça súbita e forte, sem razão aparente;
Enjoo, visão dupla e debilidade generalizada.
As pesquisas dos últimos anos revelaram que os sinais de AVC nas mulheres podem ser diferentes, incluía tambem náuseas, ataques de soluços, dor na cara e membros, palpitações e dores no peito.
O que se sente?
Geralmente vai depender do tipo de acidente vascular cerebral que o paciente está sofrendo se isquêmico ou hemorrágico. Os sintomas podem depender da sua localização e da idade do paciente. Os principais sintomas do acidente vascular cerebral incluem:
- Fraqueza:
O início súbito de uma fraqueza em um dos membros (braço, perna) ou face é o sintoma mais comum dos acidentes vasculares cerebrais. Pode significar a isquemia de todo um hemisfério cerebral ou apenas de uma área pequena e específica. Podem ocorrer de diferentes formas apresentando-se por fraqueza maior na face e no braço que na perna; ou fraqueza maior na perna que no braço ou na face; ou ainda a fraqueza pode se acompanhar de outros sintomas. Estas diferenças dependem da localização da isquemia, da extensão e da circulação cerebral acometida.
- Distúrbios Visuais:
A perda da visão em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente os leva a procurar avaliação médica. O paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitória (amaurose fugaz).
- Perda sensitiva:
A dormência ocorre mais comummente junto com a diminuição de força (fraqueza), confundindo o paciente; a sensibilidade é subjectiva.
- Linguagem e fala (afasia):
É comum os pacientes apresentarem alterações de linguagem e fala; assim alguns pacientes apresentam fala curta e com esforço, acarretando muita frustração (consciência do esforço e dificuldade para falar); alguns pacientes apresentam uma outra alteração de linguagem, falando frases longas, fluentes, fazendo pouco sentido, com grande dificuldade para compreensão da linguagem. Familiares e amigos podem descrever ao médico este sintoma como um ataque de confusão ou stress.
- Convulsões:
Nos casos da hemorragia intra-cerebral, do acidente vascular dito hemorrágico, os sintomas podem se manifestar como os já descritos acima, geralmente mais graves e de rápida evolução. Pode acontecer uma hemiparesia (diminuição de força do lado oposto ao sangramento), além de desvio do olhar. O hematoma pode crescer, causar edema (inchaço), atingindo outras estruturas adjacentes, levando a pessoa ao coma. Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente em questão de minutos.

Que fazer em caso de emergência
As primeiras três horas a seguir a um AVC, são determinantes para que o tratamento seja eficaz e que se evitem as sequelas neurológicas. Sempre reconheça os sinais de AVC, deve deitar o doente de lado, certificando-se que respira bem, e chamar imediatamente o 112, solicitando a Via Verde do AVC, que o conduzirá a um Hospital equipado com uma Unidade de AVC também chamada de ‘tratamento de fase aguda'.
Criei este blogue para falar de coisas, coisas da sociedade e de outras coisas, para falar do que me vem a cabeça, para todos os dias "postar" nem que seja uma imagem o pensamento, mas por infelicidade da vida deparei-me estes últimos dias com uma situação delicada em mãos.
Hoje vou deixar um post que espero que seja útil para todos, pelos menos para estarmos sempre alerta.